Agenciamento Literário

Este trabalho consiste em promover o encontro entre o escritor e as editoras. Para representar o autor, avaliamos a linha editorial do trabalho e só enviamos proposta para editoras que atuam naquele segmento, para economizarmos tempo e dinheiro.

Por que as editoras preferem trabalhar com agentes literários?

As grandes editoras recebem centenas de propostas de publicação, todos os dias. Elas não tem tempo de avaliar todo o material que recebem, por esta razão é que normalmente declinam da publicação e elogiam a obra, sem que nenhuma análise tenha sido feita. Este comportamento tem um custo: às vezes, best sellers passam por diversas editoras até encontrarem aquela que decidiu avaliar, para desespero das concorrentes.

Algumas editoras somente recebem propostas não solicitadas de agentes literários, porque pressupõem que houve algum filtro de qualidade.

O que esperar da atuação do Agente Literário?

Nós sempre alcançamos a publicação.

A melhor hipótese é quando apresentamos o texto às editoras e uma delas aceita a publicação, patrocinando sozinha todos os custos.

O segundo melhor resultado é quando uma editora de grande porte aceita publicar em coparticipação, dividindo os custos. Apesar do investimento, as chances de distribuição do livro são boas.

Por fim, se naquele momento não conseguirmos, apresentamos ao autor as editoras confiáveis que atuam por demanda. De um jeito ou de outro, o autor será publicado.