Há vários conceitos de Literatura, que mudam através dos tempos e dos países, mas que concentram elementos comuns, que nos permitem construir um conceito baseado na história e em suas funções:
O termo “Literatura” vem do Latim “litteris“, que significa letras. Podemos dizer, portanto, que literatura é o conjunto de saberes envolvidos na produção escrita de uma época ou de um país. – A preocupação com a estética é o principal elemento que diferencia um texto literário de um não-literário. O texto científico utiliza as palavras com sentido objetivo e conciso, (tal e qual elas se encontram no dicionário), enquanto que o texto artístico utiliza metáforas para provocar reações emocionais nos receptores.
A forma literária mais antiga que se tem notícia é a poesia. Os registros históricos apontam para Ilíada, atribuida a Ulisses.
A teoria literária se ocupa da obra, e de tudo que envolve o trajeto até que ela chegue ao seu receptor, portanto, toda manifestação artística feita com a palavra pode ser chamada de literatura.
A principal função da literatura é contribuir para o desenvolvimento do homem, atuando em sua formação acadêmica e profissional, indicando caminhos, explicitar prazeres e sentimentos.
Palavras transportam sentimentos |
|
Texto não literário | Texto literário |
Ajude-me, pois sou cego
|
É primavera, e eu não posso ver |
A literatura registra a trajetória do homem no mundo, muitas vezes, mais fiel do que a própria história, que se ocupa em atender interesses e vaidades.